Inscrição no Forte de Nossa Senhora da Assunção - PT


Inscrição (1816) no Forte de Nossa Senhora da Assunção, em Fortaleza (CE).

Informem montem me derisere carinae.
Nunc arcem magnam respectu longe pavescunt.
Hic me Sampaius, sexto regnante Joanne,
Fundavit pulchram; Paulet cura refulget.
Muris me fortem reddunt civilia dona.
Armis me fortem faciunt munera regis.


Os navios riam de mim quando eu era apenas um monte sem forma.
Agora, ao longe, com cuidado, eles respeitam a grande fortaleza que sou.
Reinando Dom João VI, Sampaio (1) aqui me fundou bela; Paulet (2), com empenho, tornou-me brilhante.
Os donativos dos cidadãos me tornam resistente com as muralhas.
A generosidade do rei me faz forte com as armas.


Notas:
(1) Governador da Província do Ceará, Manuel Inácio de Sampaio e Pina Freire.
(2) Tenente-coronel Engenheiro António José da Silva Paulet.

Nenhum comentário: